Cerâmica Industrial
https://www.ceramicaindustrial.org.br/instructions
Cerâmica Industrial

Instruções e Políticas

Artigos para publicação devem ser encaminhados em um único arquivo em formato Word (.doc ou .docx), incluindo figuras e tabelas, para o e-mail ceramica.industrial@unesc.net


O artigo deve conter os elementos: Título; Resumo; Palavras-chave; Introdução (com objetivo do trabalho); Materiais e métodos; Resultados e discussão; Conclusão; Referências.

Artigos submetidos para a CerInd não têm qualquer custo para os autores.


Checklist:

Antes de submeter o artigo, verificar que os seguintes itens estejam presentes:

1) Um autor foi designado como o autor correspondente com detalhes de contato (endereço de e-mail; endereço postal completo);

2) O artigo contém:

  • palavras-chave;
  • todas as figuras (com legendas relevantes);
  • todas as tabelas (incluindo títulos, descrição, notas de rodapé);
  • certificar-se de que todas as citações de figuras e tabelas no texto correspondam às respectivas figuras e tabelas.

3) Revisar cuidadosamente a ortografia e gramática no texto do artigo. Usar o corretor do editor de texto.

4) Verificar se todas as referências mencionadas na lista de referências são citadas no texto e vice-versa.

5) Obter a permissão para o uso de material protegido por direitos autorais de outras fontes (incluindo a Internet).


Estrutura do artigo

Título. Conciso e informativo. Os títulos são frequentemente usados ​​em sistemas de recuperação de informações. Evitar abreviações e fórmulas sempre que possível.

Nomes e afiliações dos autores. Indicar claramente o (s) nome (s) e sobrenome (s) de cada autor e verificar se todos os nomes foram digitados corretamente.

Apresentar os endereços de afiliação dos autores (onde o trabalho foi feito) abaixo dos nomes. Indicar todas as afiliações com uma letra sobrescrita minúscula imediatamente após o nome do autor e na frente do endereço apropriado. Fornecer o endereço postal completo de cada afiliação, incluindo o endereço de e-mail de cada autor.

Autor correspondente. Indicar claramente quem será responsável em todas as fases de revisão e publicação, também após a publicação. Esta responsabilidade inclui responder a quaisquer dúvidas futuras sobre Materiais e Métodos. Certificar-se de que o endereço de e-mail seja fornecido e que os dados de contato sejam mantidos atualizados pelo autor correspondente.

Endereço atual / permanente. Se um autor se mudou desde que o trabalho descrito no artigo foi feito, ou era visitante na época, um 'endereço atual' (ou 'endereço permanente') pode ser indicado como uma nota de rodapé ao nome desse autor. O endereço no qual o autor realmente fez o trabalho deve ser mantido como o endereço de afiliação principal. Números arábicos sobrescritos são usados ​​para essas notas de rodapé.


Resumo:

É necessário um resumo conciso e factual. O resumo deve indicar concisamente o objetivo da pesquisa, os principais resultados e as principais conclusões. O resumo será apresentado na página da revista, portanto, deve ser independente. Por esta razão, referências bibliográficas devem ser evitadas. Além disso, abreviações não padronizadas ou incomuns devem ser evitadas, mas, se essenciais, devem ser definidas na primeira menção no próprio resumo.


Palavras-chave:

Imediatamente após o resumo, fornecer no máximo 6 palavras-chave, evitando termos gerais e plurais e conceitos múltiplos (evitar, por exemplo, 'e', ​​'de'). Ser cauteloso com abreviaturas: apenas abreviaturas firmemente estabelecidas no campo podem ser elegíveis. As palavras-chave serão usadas para fins de indexação.


1) Subdivisão: Seções numeradas

Dividir o artigo em seções claramente definidas e numeradas. As subseções devem ser numeradas 1.1 (então 1.1.1, 1.1.2, ...), 1.2, etc. (o resumo não está incluído na numeração da seção). Usar esta numeração também para referências internas: Não se referir apenas ao 'texto'. Qualquer subseção pode receber um breve título. Cada título deve aparecer em sua própria linha separada.


2) Introdução

Indicar os objetivos do trabalho e fornecer uma fundamentação adequada, evitando um levantamento detalhado da literatura ou um resumo dos resultados.


3) Materiais e métodos

Fornecer detalhes suficientes para permitir que o trabalho seja reproduzido por um pesquisador independente. Os métodos já publicados devem ser resumidos e indicados por uma referência. Se estiver citando diretamente um método publicado anteriormente, usar aspas e também citar a fonte. Quaisquer modificações nos métodos existentes também devem ser descritas.


4) Cálculos (não obrigatórios)

Uma seção de ‘Cálculos teóricos’ deve estender, não repetir, os tópicos do artigo já tratados na Introdução e estabelecer as bases para trabalhos futuros. Uma seção de cálculo representa um desenvolvimento prático de uma base teórica.


5) Resultados e Discussão

Os resultados devem ser claros e concisos. Deve-se explorar o significado e consequências diretas dos resultados do trabalho. Evite citações extensas e discussão extensa de literatura já publicada.


6) Conclusões

As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas em uma curta seção de Conclusões.


7) Apêndices

Se houver mais de um apêndice, eles devem ser identificados como a, b, etc. As fórmulas e equações nos apêndices devem receber numeração separada: eq. (a.1), eq. (a.2), etc.; em um apêndice subsequente, eq. (b.1) e assim por diante. Da mesma forma para tabelas e figuras: Tabela a.1; Fig. a.1, etc.


Informações gerais:

Abreviações:

Definir abreviaturas que não sejam padrão em uma seção específica a ser colocada na primeira página do artigo. As abreviaturas inevitáveis ​​no resumo devem ser definidas na primeira menção, bem como nesta seção. Garantir a consistência das abreviaturas em todo o artigo.


Agradecimentos:

Reunir os agradecimentos em uma seção separada no final do artigo antes das referências e, portanto, não os incluir na página de título, como nota de rodapé no título ou de outra forma. Listar aqui as pessoas que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo ajuda na redação ou leitura de prova do artigo, etc.).


Fontes de financiamento:

Listar as fontes de financiamento de forma padrão para facilitar o cumprimento dos requisitos do financiador:

Financiamento: Este trabalho foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [Projeto, Protocolo XXXX, YYYY], etc.


Notas de rodapé:

As notas de rodapé devem ser usadas com moderação. Numere-as consecutivamente ao longo do artigo. Muitos processadores de texto incluem notas de rodapé no texto, e esse recurso pode ser usado. Caso contrário, indicar a posição das notas de rodapé no texto e apresentá-las separadamente no final do artigo.


Legendas de figuras:

Certificar-se de que cada ilustração tenha uma legenda. A legenda deve conter um breve título (não na própria figura) e uma descrição da ilustração. Reduzir o texto nas próprias ilustrações, mas explicar todos os símbolos e abreviações usados.


Tabelas:

As tabelas devem ser um texto editável e não imagens. As tabelas devem estar localizadas próximas ao texto relevante no artigo. Numerar as tabelas consecutivamente de acordo com sua localização no texto e colocar as notas da tabela abaixo do corpo da tabela. Ser cauteloso no uso de tabelas e assegurar-se de que os dados nelas apresentados não dupliquem os resultados descritos em outra parte do artigo. Evitar usar linhas verticais e sombreamento nas células da tabela.


Referências:

Citação no texto:

Certificar-se de que todas as referências citadas no texto também estão presentes na lista de referências (e vice-versa). Resultados não publicados e comunicações pessoais não são recomendados na lista de referências. A citação de uma referência como 'em publicação' implica que o item foi aceito para publicação.


Serviços de indexação:

Para permitir criar links para serviços de resumos e indexação, como Scopus, CrossRef e PubMed, certificar-se de que os dados fornecidos nas referências estão corretos. Observar que sobrenomes, títulos de periódicos / livros, ano de publicação e paginação incorretos podem impedir a criação de links. Ao copiar referências, tenha cuidado, pois elas já podem conter erros. O uso do DOI é altamente encorajado.


Referências da web:

No mínimo, a URL completa deve ser fornecida e a data em que a referência foi acessada pela última vez. Quaisquer informações adicionais, se conhecidas (DOI, nomes dos autores, datas, referência a uma publicação fonte, etc.), também devem ser fornecidas. As referências da web podem ser listadas separadamente (por exemplo, após a lista de referência) sob um título diferente, se desejado, ou podem ser incluídas na lista de referência.


Formatação de referências:

No texto indicar as referências por número (s) entre colchetes. Os autores podem ser citados, mas o (s) número (s) de referência sempre deve (m) ser fornecido (s). Exemplo: '..... conforme demonstrado [3,6]. Barnaby e Jones [8] obtiveram um resultado diferente .... '. Numerar as referências (números entre colchetes) na ordem em que aparecem no texto.

Exemplos:

Referência a uma publicação de revista (journal):

[1] van der Geer J, Hanraads J A J, Lupton R A, 2010. A arte de escrever um artigo científico. J. Sci. Comum. 163, 51–59. https://doi.org/10.1016/j.Sc.2010.00372

Referência a uma publicação de revista com um número de artigo:

[2] van der Geer J, Hanraads J A J, Lupton R A, 2018. A arte de escrever um artigo científico. Heliyon 19, e00205. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2018.e00205

Referência a um livro:

[3] Strunk Jr W, White E B, 2000. The Elements of Style. 4th ed. New York: Longman.

Referência a um capítulo em um livro editado:

[4] Mettam G R, Adams L B, 2009. Como preparar uma versão eletrônica de seu artigo. In: Jones B S, Smith R Z (eds.). Introdução à era eletrônica. Nova York: E-Publishing Inc. 281–304.

Referência a um site:

[5] Cancer Research UK, 2003. Cancer statistics reports for the UK. http://www.cancerresearchuk.org/aboutcancer/statistics/cancerstatsreport/

Referência a software:

[6] Coon E, Berndt M, Jan A, Svyatsky D, Atchley A, Kikinzon E, et al., 2020. Advanced Terrestrial Simulator (ATS) v0.88. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo


Ceram. Ind.

Share this page
Page Sections