Cerâmica Industrial
https://www.ceramicaindustrial.org.br/article/doi/10.4322/cerind.2019.020
Cerâmica Industrial
Artigo Original

AVALIAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA OLARIA COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE PERDAS COM PRODUTOS DISFORMES

Maria N. P. Araújo, Cybelle R. Duarte, Ana C. de Almeida Prado

Downloads: 6
Views: 1164

Resumo

O segmento oleiro-cerâmico desenvolve a economia brasileira consideravelmente, especificamente na região deste estudo o setor contribui fortemente para geração de emprego, renda, movimentação de dinheiro e abastecimento do comércio. Porém, as olarias, em sua maioria, possuem processo produtivo carente de tecnologia, organização e estrutura, gerando muitos produtos disformes e, consequentemente, perdas significativas. Assim, o presente trabalho objetiva diagnosticar as causas e quantificar os percentuais de produtos disformes gerados em uma olaria do município do Crato-CE e propor soluções para reduzir as perdas. Para tanto, realizou-se o acompanhamento das etapas do processo analisando por meio de cálculos a produção e as perdas geradas. No estudo, verificou-se que o percentual de perdas na etapa de queima foi maior comparado às etapas de conformação e secagem. Constatou-se que problemas mecânicos e secagem incompleta foram principais causas influenciadoras na geração de perdas. Por fim, foram propostas algumas medidas visando aumentar a produtividade das cerâmicas.

Palavras-chave

Cerâmica Vermelha. Processo produtivo. Peças disformes.

Referências

[1] OLIVEIRA, A. A. Tecnologia em Cerâmica. Criciúma: Editora Lara, 2011.

[2] MACIEL, D. S. C.; FREITAS L. S. Análise do processo produtivo de uma empresa do segmento de cerâmica vermelha à luz da produção mais limpa. Revista produção online, Florianópolis, v.13, n.4, p. 1355-1380, out./ dez. 2013.

[3] XAVIER, A. S; SABIA, R. J.; DE FREITAS, F. R. D.; ARAUJO, M. S. G.; MARINHO, R. M. M. Experiência sustentável: desenvolvimento de mecanismo limpo adotado por uma indústria de cerâmica estrutural em Crato/ce. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, XXXVI, 2016, João Pessoa, Anais... João Pessoa: ENEGEP, 2016. p. 1-12.

[4] GOMES, S. Construção Civil é o setor que mais emprega no Cariri. Folha Cearense, Fortaleza, 18 de fevereiro de 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019.

5e1ca4f60e8825a1242213e1 ci Articles
Links & Downloads

Ceram. Ind.

Share this page
Page Sections