Cerâmica Industrial
https://www.ceramicaindustrial.org.br/article/doi/10.4322/cerind.2024.036
Cerâmica Industrial
Regular Concreto

Concreto reforçado com fibra de aço de pneus inservíveis

Concrete reinforced with steel fiber from scrap tires

Hormigón reforzado con fibra de acero procedente de neumáticos de desecho

Ana Luiza de Sousa Toledo, Rafael de Paula Gurkewicz, Augusto Wanderlind, Aline Eyng Savi, Jorge Henrique Piva, Elaine Guglielmi Pavei Antunes

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Resumo

O concreto é amplamente empregado devido à sua disponibilidade, alta resistência à compressão, ao baixo custo e à durabilidade. No entanto, tem como característica as resistências à flexão e à tração serem relativamente baixas. A adição de fibras, dentre elas as de aço, pode promover possíveis melhoras em algumas propriedades do concreto. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar e comparar experimentalmente o comportamento das propriedades mecânicas e características físicas do concreto, quando adicionadas fibras de aço de pneus reciclados (FAPR) em sua composição. Foram realizados ensaios de abatimento do tronco de cone, compressão axial, tração por compressão diametral, módulo de elasticidade, tração na flexão, envelhecimento acelerado e carbonatação, teste de arrancamento, absorção de água, índice de vazios e massa específica. As quantidades de fibras adicionadas foram 20, 30, 40 e 50 kg em relação a um m³ de volume de concreto produzido. O concreto com FAPR apresentou redução da trabalhabilidade em 65% e da resistência à compressão axial em aproximadamente 28,6% para a adição de 50 kg/m³.

Palavras-chave

Concreto reforçado; fibras de aço; pneus; reciclagem.

Abstract

Concrete is widely used due to its availability, high compressive strength, low cost, and durability. However, its flexural and tensile strengths are relatively low. The addition of fibers in concrete, including steel, can improve some properties. Therefore, the aim of this study was to experimentally analyze and compare the mechanical behavior and physical characteristics of concrete with the addition of steel fibers from recycled tires (FAPR). The mini-slump, axial compressive strength, tensile strength by diametral compression, modulus of elasticity, tensile strength by bending, accelerated aging and carbonation, pullout test, water absorption, void index and specific mass tests were carried out. The amounts of fibers added were 20, 30, 40 and 50 kg regarding one m³ of concrete volume produced. Concrete with FAPR showed a reduction in workability by 65% and in axial compressive strength by approximately 28.6% for the addition of 50 kg/m³ of fibers.

Keywords

Reinforced concrete; steel fibers; tires; recycling.

Resumen

El hormigón se utiliza ampliamente debido a su disponibilidad, alta resistencia a la compresión, bajo costo y durabilidad. Sin embargo, sus resistencias a la flexión y a la tracción son relativamente bajas. La adición de fibras al hormigón, incluido el acero, puede mejorar algunas propiedades. Por tanto, el objetivo de este estudio fue analizar y comparar experimentalmente el comportamiento mecánico y las características físicas del hormigón con la adición de fibras de acero procedentes de neumáticos reciclados (FAPR). Se realizaron los ensayos de mini asentamiento, resistencia a la compresión axial, resistencia a la tracción por compresión diametral, módulo de elasticidad, resistencia a la tracción por flexión, envejecimiento acelerado y carbonatación, ensayo de arrancamiento, absorción de agua, índice de vacíos y masa específica. Las cantidades de fibras añadidas fueron 20, 30, 40 y 50 kg por m³ de volumen de hormigón producido. El hormigón con FAPR mostró una reducción en la trabajabilidad del 65% y en la resistencia a la compresión axial de aproximadamente el 28,6% para la adición de 50 kg/m³ de fibras.

Palabras clave

Concreto reforzado; fibras de acero; llantas; reciclaje.

Submetido em:
26/02/2023

Revisado em:
01/11/2023

Aceito em:
19/12/2023

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