Cerâmica Industrial
https://www.ceramicaindustrial.org.br/article/doi/10.4322/cerind.2016.030
Cerâmica Industrial
Artigo Original

Caracterização Tecnologica das Materias Primas Argilosas do Médio Amazonas

Lucas Fernandes Santos, Raimundo Humberto Cavalcante Lima

Downloads: 2
Views: 970

Resumo

A indústria da cerâmica vermelha tem como um de seus objetivos a busca por informações que contribuam para o desenvolvimento de melhorias de seus produtos e processos. O estudo das matérias primas é fundamental para estas pretensões. No Amazonas as matérias primas argilosas utilizadas no setor cerâmico pertencem as unidades geológicas: Formações Novo Remanso e Alter do Chão, além dos depósitos aluvionares dos rios Negro, Solimões e Amazonas. A região do médio Amazonas, mais especificamente as cidades de Itacoatiara e Rio Preto da Eva (AM), possuem uma quantidade muito significativa dessas matérias primas. O objetivo da pesquisa foi estudar novas formulações de massa utilizando as argilas coletadas na região mencionada aditivada com pós de casca de ovo, vidro e escamas de peixe. Foram preparadas massas com 90% de argilas e 10% de aditivos e realizadas análises tecnológicas para caracterizar as amostras e indicar um possível potencial para a industria cerâmica. A massa que teve melhor desempenho de ruptura (TRF) foi a LP-03 (90% de argila da Fm Novo Remando misturada com 10% de pó de casca de ovo).

Referências

1. GRUN, E.Caracterização de argilas provenientes de Canelinha/SC e estudo de formulações de massas cerâmicas. Joinville: UESC, 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais), Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007.

2. ALEXANDRE, J.Análise de matéria-prima e composições de massa utilizada em cerâmicas vermelhas. Campos dos Goytacazes: UENF, 2000. Tese (Doutorado em Ciências de Engenharia com ênfase em Geotecnia), Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2000.

3. RIKER, S.R L. et al. Informe de Recursos Minerais. Série Rochas e Minerais Industriais n. 03. Projeto Materiais de construção no domínio médio Amazonas. Manaus: CPRM – Serviço Geológico do Brasil, 2008. 168 p.: il., 2 mapa; 30cm.

4. COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS – CPRM. Informe de Recursos Minerais. Programa Geologia do Brasil. Série Rochas e Minerais Industriais n. 03. Projeto Materiais de construção no domínio médio Amazonas. Manaus: CPRM – Serviço Geológico do Brasil, 2008. 168 p.: il, 2 mapa; 30cm.

5. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa e concreto endurecidos - Determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específicas: NBR-9778. Rio de Janeiro, 2005. 4 p.

6. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Componentes cerâmicos – telhas - terminologia, requisitos e métodos de ensaio: NBR-15310. Rio de Janeiro, 2005. 11p

5887379b0e8825a839c54d7e ci Articles
Links & Downloads

Ceram. Ind.

Share this page
Page Sections