Cerâmica Industrial
https://www.ceramicaindustrial.org.br/article/doi/10.4322/cerind.2018.012
Cerâmica Industrial
Artigo

Resistência de Aderência à Tração de Placas Cerâmicas, com Variação da Expansão por Umidade e Absorção de Água, Utilizando Simples e Dupla Colagem

Guilherme T. Teixeira, Ângela Waterkemper, Adriano M. Bernardin, Fernando Pelisser, Humberto R. Roman, Elaine G. P. Antunes

Downloads: 5
Views: 1638

Resumo

A utilização dos revestimentos cerâmicos teve um aumento significativo nos últimos anos, havendo a necessidade de estudos mais específicos de suas propriedades e características, visando a durabilidade e a diminuição de patologias futuras nas construções. As propriedades mais citadas em relação a patologias em placas cerâmicas é a expansão por umidade e absorção de água. No presente artigo, analisou-se a resistência de aderência à tração de placas cerâmicas, com variações de expansão por umidade e absorção de água, ambas características que se relacionam com o ciclo e temperatura de queima final da placa, utilizando a simples e dupla colagem no processo de assentamento. Com base nos resultados finais, verificou-se que as variações das propriedades estudadas, não apresentaram diferenças estatísticas significativas nos valores de resistência de aderência à tração. No método da colagem, as placas que apresentaram EPU e absorção de água mais baixa, na dupla colagem, obteve-se um aumento na resistência de 34,43% em relação a simples colagem e para as placas com EPU e absorção alta, os valores obtidos não apresentaram diferença estatística.

Palavras-chave

expansão por umidade, absorção de água, dupla colagem, revestimentos cerâmicos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento - NBR 13753 – Rio de Janeiro, 1996.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Placas cerâmicas para revestimento – especificação e métodos de ensaio: NBR 13818 Rio de Janeiro, 1997.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14081-1:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas: Especificação. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14081-4:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – Determinação da resistência de aderência. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14081-2:2015: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – execução do substrato padrão e aplicação da argamassa para ensaios. Rio de Janeiro, 2012.

BAUER, E. Revestimentos de argamassa - características e peculiaridades. 1. ed. BRASÍLIA: LEM-UnB - SINDUSCON/DF. 2005. BAUER, Roberto José Falcão; RAGO, Fabiola. Expansão por Umidade de Placas Cerâmicas para Revestimentos, Cerâmica Industrial.

BOWMAN, R. Melhorando a Precisão das Determinações da Expansão por Umidade, Cerâmica industrial, v.1, n.45.São Paulo, 1996. 05p.

CARVALHO JR., ANTÔNIO NEVES. Avaliação da Performance dos Revestimentos Cerâmicos de Fachada. Relatório técnico submetido à FAPEMIG (processo TEC 1390/97) Belo Horizonte, 2001.

CHIARI, L. et al. Expansão por umidade, Parte I: O Fenômeno, 1996. P 13, Cerâmica Industrial.

FRANCESCATTO. T. R. Análise da Resistência de Aderência de Placas Cerâmicas em Chapas de Gesso Acantonado. 2016. 83p. (Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná) MENEZES, R.R.; et. al. Análise da Expansão por Umidade e Absorção D’Água de Pisos Cerâmicos Comerciais em Relação à Composição Química e à Quantidade Estimada de Fase Vítrea, Cerâmica, Campina Grande.

NASTRI, S. Expansão por Umidade de Revestimentos Cerâmicos: Métodos de Medidas e Variáveis Envolvidas, 2015. 108p. (Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). UFSCAR. São Carlos. SP.

OLIVEIRA, Juliana. Estudo das propriedades de argamassas colantes submetidas a saturação e secagem. 2004. 180p. Tese (Mestrado em Engenharia Civil). Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Univ. Fed. Santa Catarina, Florianópolis.

PEREIRA. Eduardo. Estudo da Influência das Propriedades de Argamassas Colantes na Resistência de Aderência de Revestimentos Cerâmicos Aplicados no Assentamento de Piso Sobre Piso. 2012. 178p. (Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Construção Civil da Universidade Federal do Paraná)

ROSCOE. M.T. Patologias em Revestimento Cerâmico de Fachada, 2008. 81p. (Monografia apresentada ao curso de especialização em construção civil da escola de engenharia da UFMG)

VIEIRA, A. Waterkemper. Comparação entre Métodos para Determinação da Absorção de Água em Placas Cerâmicas de Revestimento - Porcelanato, 2016. 151p. (Dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

5bcf65ac0e882571601f4c0c ci Articles
Links & Downloads

Ceram. Ind.

Share this page
Page Sections