Cerâmica Industrial
https://www.ceramicaindustrial.org.br/article/doi/10.4322/cerind.2019.022
Cerâmica Industrial
Artigo Original

Estudo Estratégico da Cadeia Produtiva da Indústria Cerâmica no Estado de São Paulo: Parte IV – Indústria de Louça e Porcelana (Mesa, Utilitários e Decoração), Demanda Mineral e Análise de Fatores de Competitividade Setorial

Marsis Cabral Junior, Paulo Brito Moreira de Azevedo, Gláucia Cuchierato, José Francisco Marciano Motta

Downloads: 5
Views: 1164

Resumo

Este trabalho deriva de estudo de maior abrangência dirigido à elaboração de um diagnóstico técnico-econômico da indústria cerâmica no estado de São Paulo, com vistas a subsidiar ações de governo que garantam o abastecimento sustentável de matérias-primas minerais a este setor da economia. Entre as cerâmicas tradicionais foram priorizados os segmentos industriais de maior relevância econômica no Estado e com consumo significativo de bens minerais, a saber: Cerâmica Vermelha, Revestimentos, Louça Sanitária, Louça e Porcelana – Mesa, Utilitários e Decoração, Colorifícios (Fritas, Esmaltes e Corantes), e Cerâmica Técnica – Isoladores Elétricos. Nesse contexto, as avaliações desses segmentos e a análise estratégica efetuadas buscaram estabelecer um arcabouço de informações, bem como sugestões de iniciativas para o fortalecimento do setor produtivo, que poderão auxiliar a formulação de políticas para modernização e aprimoramento do sistema de suprimento mineral ao parque cerâmico paulista. Os principais resultados desse estudo estão sendo apresentados em uma série de quatro artigos. Os três primeiros, já publicados, abordaram a contextualização e fatos motivadores do estudo, breve histórico e características gerais da indústria cerâmica no Estado, sendo tratados os segmentos de cerâmica vermelha, revestimentos, colorifícios, sanitários e cerâmica técnica. Neste quarto e último artigo da série é analisada a indústria de louça e porcelana - mesa, utilitários e decoração, bem como são apresentados um balanço do consumo e projeções de demanda mineral para o parque cerâmico paulista e uma análise estratégica da cadeia produtiva mínero-cerâmica.

Palavras-chave

cerâmica; matérias-primas, indústria; mineração; tecnologia

Referências

BELLINGIERI, J. C. A indústria cerâmica em São Paulo e a “invenção” do filtro de água: um estudo sobre a Cerâmica Lamparelli - Jaboticabal 1920-1947. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA, 5., CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS, 6., 2003, Caxambu. Atas... Belo Horizonte: ABPHE, 2003. 25 p.

CABRAL JUNIOR, M.; GAMBA, T. de C. Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) do polo mínero-cerâmico de Santa Gertrudes - SP: um instrumento de planejamento e gestão para garantir do suprimento sustentável de recursos minerais. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, p. 54-73, 2017.

CABRAL JUNIOR, M.; AZEVEDO, P. B. M. de; CUCHIERATO, G.; MOTTA, J. F. M. Estudo Estratégico da Cadeia Produtiva da Indústria Cerâmica no Estado de São Paulo: Parte I – Introdução e a Indústria de Cerâmica Vermelha. Cerâmica Industrial, v. 24, n. 1, p. 20 - 34, 2019a.

CABRAL JUNIOR, MARSIS; AZEVEDO, PAULO BRITO MOREIRA DE ; CUCHIERATO, GLÁUCIA ; MOTTA, JOSÉ FRANCISCO MARCIANO . Estudo Estratégico da Cadeia Produtiva da Indústria Cerâmica no Estado de São Paulo: Parte II Indústria de Revestimentos. Cerâmica Industrial, v. 24, n.2, p. 13-21, 2019b.

CABRAL JUNIOR, M.; AZEVEDO, P. B. M.; CUCHIERATO, G.; MOTTA, J. F. M. Estudo Estratégico da Cadeia Produtiva da Indústria Cerâmica no Estado de São Paulo: Parte III: Indústrias de Colorifícios, Sanitários e Cerâmica Técnica - Isoladores. Cerâmica Industrial, v. 24, n. 3, p. 15-24, 2019c.

IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Bases técnicas para modernização e consolidação do arranjo produtivo de cerâmica branca de Pedreira. São Paulo: IPT, 2006. (Rel. n. 90 869–205).

IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Estudo estratégico da cadeia produtiva da indústria cerâmica no Estado de São Paulo – Fase 1. São Paulo: IPT, 2018. (Rel. n. 153900-205).

MDIC – MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS. Exportação e Importação Geral. Disponível em: . Acesso em: 31 de jul. 2018.

RUIZ, M. S.; TANNO, L. C.; CABRAL JUNIOR, M.; COELHO, J. M.; NIEDZIELSKI, J. C. A Indústria de Louça e Porcelana de Mesa no Brasil. Cerâmica Industrial, v. 16, p. 29-34, 2011.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Fazenda. (1992). Cerâmica: manual de conhecimentos. São Paulo. 57p

5e26ef680e8825443f0c3b21 ci Articles
Links & Downloads

Ceram. Ind.

Share this page
Page Sections